24 fevereiro 2012

ESDE 2012

Importância  do Estudo Sistematizado da 

Doutrina  Espírita


A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em “Obras Póstumas”,in verbis:


Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.



Nas palavras de Kardec, um curso regular de Espiritismo exerceria “capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. E isso porque, sendo o crivo da razão o princípio básico de aceitação das idéias espíritas, a divulgação do Espiritismo reclamava a formação de adeptos esclarecidos, que fossem capazes de manter a Doutrina isenta dos erros e dos desvios causados pela ignorância.



Com o passar do tempo, a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo foi-se impondo, notadamente no Brasil, à medida que se ia intensificando a procura do público pelas Casas Espíritas. Esse afluxo crescente de pessoas em busca da informação doutrinária, causado, em grande parte, pela ampla divulgação do Espiritismo, passou a preocupar os líderes do Movimento Espírita. Tornava-se necessário proporcionar aos freqüentadores do Centro Espírita a oportunidade de estudarem o Espiritismo de forma sistematizada, quando os conteúdos doutrinários lhes seriam apresentados ordenadamente, obedecendo a uma seqüência lógica de assuntos inter-relacionados.



Não faltou o apelo do Plano Espiritual no mesmo sentido, tanto que o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, em 1977, na  Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza:



Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático das mesmas.



Finalmente, em 1983, ocorre o lançamento da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), em reunião memorável do Conselho Federativo Nacional. Na ocasião, o Espírito Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, acentuou:



“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.


"O Espiritismo tornar-se-á uma crença popular ou ficará circunscrito a algumas pessoas? 
R.: Certamentemente, ele se tornará uma crença popular, e marcará uma nova era na história da Humanidade, porque está na Natureza e é chegado o tempo em que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. (...)" O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questão 798.

O conhecimento dos princípios espíritas tem beneficiado a Humanidade, trazendo claridade e melhor entendimento dos ensinamentos contidos no Evangelho. Agora, temos a certeza da existência de um mundo espiritual que nos cerca e do qual fazemos parte, ora encarnados, ora desencarnados. 


Com o conhecimento espírita podemos entender melhor, o que seja a vida futura, aprendendo a programá-la, a partir das ações do presente. Já compreendemos melhor e sentimos mais de perto a existência de Deus, o Pai de Misericórdia, que nos sustenta e nos acompanha durante toda a vida. Com a Lei da Reencarnação, não há mais dúvida com relação à necessidade do "nascer de novo", que nos dá todas as oportunidades da auto-educação para nos aperfeiçoarmos, até "fazer brilhar a nossa luz", como nos exortou Jesus, no Sermão do Monte. 



Com todas essas informações ao alcance de todos, o Espiritismo traz esperanças e consolações para todos os corações; alegrias e certezas, através da fé raciocinada; proporciona ao homem a conquista da felicidade, aqui e agora, apesar de todas as vicissitudes por que passa o homem na Terra. 



Procuremos, pois, conhecer mais de perto esta Doutrina libertadora, através do seu estudo, que muito contribuirá para o nosso aperfeiçoamento e para o progresso da Humanidade.




Conseqüências dos Estudos


OS CICLOS DE ESTUDOS DA DOUTRINA ESPIRITA 
trazem conseqüências bastante amplas para aqueles que o freqüentam:


1. Contribui norteando o ser à luz do Espiritismo na sua jornada evolutiva. 
2. Promove a consciência quanto à vida material e espiritual. 
3. Amplia sua consciência quanto à visão ética e moral e a importância da sua aplicação.
4. Facilita seu auto conhecimento 
5. Elucida que todas as resposta estão dentro e não fora do ser. 
6. Exercita sua auto responsabilidade no uso do seu livre arbítrio. 
7. Propaga a doutrina espírita nas bases em que foi codificada;
8. Desenvolve a fé raciocinada; 
9. Possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática; 
10. Capacitando o ser através do estudo da Doutrina espírita ao seu aprimoramento pessoal com o exemplo na trajetória de Jesus.






VENHA PARTICIPAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário